Alimentos Catabólicos ajudam a emagrecer!

Não é segredo para ninguém que vou passar a primavera me preparando para o verão. Pois bem. Resolvi postar aqui algumas coisas que ando fazendo e descobrindo. Quem sabe não tem alguma seguidora querendo queimar uns dois quilinhos e aproveita a dica. Ou quem sabe até alguma de vocês tem alguma dica bacana para nós. 


Essa semana descobri os alimentos catabólicos (eu não conhecia... vocês conheciam?). Alimentos catabólicos são alimentos que ajudam a emagrecer. :)






Por que?


Bom... nosso metabolismo está dividido em duas partes que têm objetivos opostos: o anabolismo e o catabolismo. 


Todo mundo já ouviu falar em anabolizantes, certo? Então fica mais fácil entender. O anabolismo é o armazenamento de energia e a construção dos tecidos. Ele é responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos e órgãos presentes no organismo.


Ao contrário do anterior, o catabolismo realiza o "desmonte" dos nutrientes presentes nos alimentos em moléculas mais simples que serão usadas pelo metabolismo. O catabolismo também ocorre quando o organismo encontra-se sem energia suficiente e precisa destruir nossas próprias reservas e tecidos para gerar energia. 


Por que os alimentos catabólicos ajudam a emagrecer?


Os alimentos catabólicos são ricos em fibras e exigem que o organismo gaste mais energia para fazer a digestão. Isso favorece o emagrecimento, porém, não abuse deles e nem faça uma dieta somente a base deles. Use-os a seu favor, e não contra você. Lembre-se de que seu organismo precisa de muitos nutrientes que só uma refeição balanceada pode oferecer.








E quais são os alimentos catabólicos?


Abobrinha
Abacaxi
Acelga
Agrião
Aipo
Alcachofra
Alface
Alho
Alho Poró
Ameixa crua
Amora
Aspargo
Berinjela
Brócolis
Cebola
Cebolinha
Cenoura
Chicória
Cogumelo
Couve
Couve-flor
Ervilhas
Espinafre
Damasco
Figo
Salada de Frutas
Laranja
Lima 
Limão
Maçã
Mamão
Melancia
Milho Verde
Morango
Nabo
Pepino
Pêra
Pêssego
Picles
Pimentão Verde
Pimentão Vermelho
Rabanete
Repolho
Tomate
Salsão


E aí? Que tal trocarmos alguns alimentos do nosso dia a dia por estes?


Fátima Moral




Fonte e pesquisa






1 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.