Você compraria um carro branco?

O que rolou de bolas dentro e bolas fora, 
pra galera ficar esperta !!
Por:  Roberto Chin


Carro branco tá na moda........ mas será mico?




Lendas
Nas pesquisas iniciais sobre o assunto, topei com uma história até que interessante........  Diziam que a origem do status da cor branca estava no pessoal triliardário lá de Dubai, os sheiks etc. e tal, que compravam muitos carros de luxo e esportivos brancos.  Até porque se fossem pretos os ilustres passageiros fritariam no calor desértico de lá.........
Isso tem bem cara de lenda, já que lá fora, carros brancos sempre foram comuns.  Me lembro de ter visto um monte de carro branco circulando, em viagens que fiz há mais de 15 anos atrás, tanto para os lados da Europa como Estados Unidos.


Branco será o novo preto?  Redescobrindo o branco no Brasil
Então......... não é que lá fora o branco esteja crescendo do nada.  No máximo está subindo um pouco de status.   Já aqui.........
Depois de MUITOS anos micado por comentários (especialmente em SP) do tipo "branco é carro de frotista", eis que o pessoal daqui acordou de novo para a cor.  Também fruto da super-exposição que alguns fabricantes estão fazendo, já que a cor ajuda a realçar as linhas de carros modernos que, convenhamos, ficam bem em qualquer cor.  E isso ainda pega em cheio pessoas que (e eu me incluo dentro dessa rs) já estão cansadas de prata e preto, e acham os tons de cinza muito xoxos. 





No Brasil de uns 25 anos atrás, quem surgia com um carro preto, causava aquele impacto...... Hoje, ninguém mais nota.  Popularizou.  Tudo bem, nesse caso com uma ajuda do ar condicionado e das cristalizações de pintura.....   E agora, vai ser o mesmo com o branco?
Acredito que sim, mas cuidado.  No início, a cor branca em carros populares, por exemplo, ainda vai passar a impressão de carro de frota .....rsrs




Evolução firme ou modismo?
Segundo estatísticas de fabricantes de tintas, a evolução do branco no Brasil está assim...... 10% dos carros em 2009, 13% em 2010 e caminhando para uns 17% em 2011. Lá fora, está na casa dos 20%, o que quer dizer que ainda deve crescer um pouco mais por aqui.   Prata e preto continuam com uns 20% cada um, aqui e lá fora.  Outras cores  ficam com o resto.
Em que segmentos vai crescer mais?  Tána cara que o habitat natural dessa cor está em carros com linhas modernas, e no segmento esportivo.  Seja esportivo puro ou utilitário-esportivo.  Para carros onde a mensagem a ser passada é "luxo", fuja da cor.  Fique mesmo no preto, no máximo prata ou tons de cinza.
Agora o medo maior:  é só fogode palha ou essa tendência vai durar....?  Essa eu vou tentar responder com uma coisa que aconteceu aqui anos atrás.  Enquanto carros 4 portas lá fora vendiam horrores, aqui o pessoal dizia - incrivel coincidência - que era "carro de frotista".  Ao longo dos anos o brasileiro acordou e o preconceito morreu.  Porque agora seria diferente, considerando que lá fora o branco sempre foi bem aceito?






Coisas típicas da cor - tá disposto(a) a encarar?
Bom, branco é bacanão, fica 10 em alguns carros, mas e daqui a alguns anos?  Olhem, ele fica bem em carros que estão atualizados hoje.  Daqui a alguns anos a cor vai realçar linhas que já ficaram meio "velhinhas", e aí vai ser como ver hoje na cor branca carros como um Tracker, Santana, Marea............... então....... se for ficar VÁRIOS anos com seu carro ............FUJA da cor.   Prefira cores mais escuras, essas escondem mais a idade.
Outros pontos:
- Aparece bem menos sujeira e riscosque o preto (embora perca para o prata, claro),
- É uma cor barata, pelo menos para o fabricante.  Se te pedirem a mais pelo branco, podem processar, rs, porque é pura especulação pela moda
- É ecologicamente correta, pois o brancoabsorve menos o calor do Sol, permitindo um menor uso do ar condicionado e assim economizando combustível (dificil é medir isso....eheh)
- É a cor mais fácil de enxergar à noite,alguma vantagem em segurança

Resumindo..
.... se simpatizar com a cor, quiser "chegar chegando" hoje em dia, não pretende ficar muitos anos com o carro, e for comprar um carro de design bem descolado - escolha BRANCO.......... e dê o seu SHOW.
E aproveite agora, porque daqui a algunsanos, a continuar desse jeito...... o branco vai ser como preto e prata - assim como é hoje lá fora.






E você? Compraria um carro branco?


3 comentários:

  1. Gih Andrade disse...:

    eu particularmente não compraria se ganhasse tudo bem rs rs mas comprar não sou mais um preto,prata ai sim...

  1. Unknown disse...:

    Meu carro é branco , os cuidados que tenho com ele são maiores que o meu antigo que era preto.
    Por ser modelo esportivo não parece carro de frota rsrsrs. Estou com ele há alguns meses e tenho adorado.
    bjus

  1. Adriana Prado disse...:

    Carro grande na cor branca me lembra a antiga ambulância. Rsrss Mas, se for o caso de uma boa compra, porque não branco? Beijo

    Adriana Prado

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.