Delícia de Metamorfose



Pegar no vidro, abrir a tampa e borrifar sobre a pele é apenas o começo de uma deliciosa viagem olfativa que possui três etapas surpreendentes. Saiba mais sobre as surpresas que cada uma delas reserva para você.








Já percebeu que o perfume aplicado pela manhã não é o mesmo que está na sua pele no final do dia? Ao contrário do que muitos pensam, isso não tem haver com a qualidade do produto e sim com uma mudança natural, já que cada nota que compõe a fragrância evapora em um tempo determinado, de acordo com os ingredientes utilizados. Quanto maior a densidade, mais o aroma vai durar. Ou seja, alguns como a lavanda, são muito voláteis e evaporam rápido. Já os amadeirados, como o âmbar e o musk, ficam maior tempo na pele.


Para entender melhor, veja abaixo a pirâmide olfativa que explica as fases da evaporação dos perfumes. No topo, as notas que escapam do frasco rapidamente e sobem para o nariz imediatamente; no meio, estão as notas consideradas a alma da fragrância; e, na base, a verdadeira personalidade do perfume.








Notas de saída


As notas de saída ou notas de cabeça, evaporam rapidamente. Elas duram no máximo 10 minutos, por isso são as primeiras a serem notadas. Na maioria das vezes são cítricas, herbais e frescas. Exemplos: bergamota, manjericão, laranja, alecrim, capim-limão e lavanda.




Notas de coração


As notas de coração ou notas de corpo representam cerca de 40% da composição e fica por até 4 horas na pele, por isso são consideradas a alma do perfume. As mais comuns são as flores, folhas e especiarias. Exemplos: lírio, violeta, muguet, maracujá, framboesa, canela, noz-moscada e pimenta-rosa.




Notas de fundo


As notas de fundo são as que demoram mais para evaporar. Dependendo do ingrediente, pode levar até 8 horas! Uau! Isso é que é ingrediente neh? Por causa disso elas são as últimas a serem sentidas, mas as que mais duram na pele. São elas as madieras, musk e os ambarados. Exemplos: sândalo, cedro, vetiver, patchuli, musk, âmbar e vanila.






A força do perfume


O primeiro fator que determina o tempo de duração do aroma na pele é a quantidade de essência utilizada em sua fórmula, que pode variar de 3% a 35%. O segundo está relacionado com as notas de fundo, pois elas vêm de ingredientes encorpados e persistentes que são capazes de gerar uma difusão mais lenta e, por isso, mais duradoura.




Beijos a todas e ótima semana


Fátima Moral

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.