Potencial Hidrogeniônico - O que é isso?

Sabiam que o PH é a base para manter seus cabelos lindos e saudáveis? Vamos ver como?




Potencial Hidrogeniônico é um velho conhecido de todas nós: o PH. O PH é uma escala que determina a acidez ou alcalinidade de um meio e varia de 0 a 14. 


Os valores de 0 a 6.9 são ácidos enquanto os valores de 7.1 a 14 são alcalinos. Então, tudo o que for igual a 7 é neutro, o que for menor é ácido e o que for maior, alcalino.


Quanto mais alcalino o PH, mais as cutículas do cabelo se abrem, enquanto que o PH ácido ajuda a fechar as cutículas.


Podemos então, afirmar que, um cabelo bonito e saudável tem um PH ácido enquanto que um cabelo danificado tem um PH alcalino. O problema de um cabelo danificado pode ser resolvido a partir do reequilíbrio desse PH usando os cosméticos certos (ácidos). 


Qual o PH ideal?


O ideal é que o PH do seu shampoo gire em torno de 5, ou seja, que ele seja ácido, assim como seu couro cabeludo, mas capaz de abrir as escamas e promover a limpeza. Por sua vez, a máscara e o condicionador, devem ter o PH mais baixo (cerca de 4). Só tendo o PH mais baixo que o shampoo que ele será capaz de fechar as escamas. 


Lembre-se sempre disso: alto - abre, baixo - fecha.


Este é o motivo pelo qual devemos sempre usar shampoo + condicionador de uma mesma linha. Só assim teremos a certeza de que o  condicionador tem realmente o PH mais baixo em relação ao shampoo usado.


Seguindo esse procedimento, os fios ganham uma aparência saudável, com brilho e maciez e com o tempo acaba neutralizando os efeitos das químicas e desgastes ambientais.


No próximo post falaremos dos shampoos para bebês. De acordo com o que falamos aqui, comece a pensar se ele é realmente bom para seu cabelo!


Espero que tenham gostado


Beijos


Fátima Moral






Fonte e pesquisa:
www.elinda.com.br

11 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Olá,
    gostei muito do que escreveu acerca do ph para o cabelo, mas será possível também escrever os shampoos com o seu respetivo ph.
    Obrigada.

  1. Fatima Moral disse...:

    Olá @Anônimo, somente os fabricantes podem nos indicar qual o PH de cada produto dele. Por isso, para não errar, recomendo que se use sempre shampoo, condicionador e máscara da mesma linha, assim, aproveitará bem os benefícios deles. Abs

  1. Anônimo disse...:

    Mas, recomenda-me algum shampoo?

  1. Fatima Moral disse...:

    @Anônimo Como é seu cabelo? Liso, crespo? Com química? Oleoso ou ressecado? Qual efeito vc espera de um shampoo?

  1. Anônimo disse...:

    Eu sou uma rapariga de 13 anos e procuro um shampoo que dê força, frescura, suavidade e brilho. Se possível, o shampoo com 5 de Ph e amaciador com 4.

  1. Fatima Moral disse...:

    @Anônimo - somente os fabricantes podem nos indicar qual o PH de cada produto dele. Para isso você teria que mandar um e-mail e ver se eles informam. Eu, particularmente, adoro o Moroccanoil e Sebastian. :) Bjs

  1. Anônimo disse...:

    Obrigada, vou ver se encontro.

  1. Anônimo disse...:

    Aforei a matéria, mas por favor, PH deve ser escrito com pH e não tudo em maiúsculo. Minha dica é: se no rótulo tiver PH, não compre, pois a marca nem sabe o que é isto, e então, não será capas de fazer um condicionador com pH mais baixo. Mas a matéria tá ótima Fátima!

  1. Fatima Moral disse...:

    @Anônimo.... Obrigada pelo comentário. Então gente.... pH! Beijosssssssssssss

  1. carla disse...:

    Eu nunca encontro nos rotulos dos produtos o numero do PH.E nem se quer uma palavra dizendo ph baixo ou alto.Então como se faz pra saber ?PQ confiar numa vendedora q é + ignorant dq eu , nunca.ela tanto interessada em vender um produto e basta.

  1. Fatima Moral disse...:

    @Carla, realmente os fabricantes não informam o pH do produto. por isso: "Este é o motivo pelo qual devemos sempre usar shampoo + condicionador de uma mesma linha. Só assim teremos a certeza de que o condicionador tem realmente o PH mais baixo em relação ao shampoo usado."

    Beijinhos

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.