Potencial Hidrogeniônico - O que é isso?

Sabiam que o PH é a base para manter seus cabelos lindos e saudáveis? Vamos ver como?




Potencial Hidrogeniônico é um velho conhecido de todas nós: o PH. O PH é uma escala que determina a acidez ou alcalinidade de um meio e varia de 0 a 14. 


Os valores de 0 a 6.9 são ácidos enquanto os valores de 7.1 a 14 são alcalinos. Então, tudo o que for igual a 7 é neutro, o que for menor é ácido e o que for maior, alcalino.


Quanto mais alcalino o PH, mais as cutículas do cabelo se abrem, enquanto que o PH ácido ajuda a fechar as cutículas.


Podemos então, afirmar que, um cabelo bonito e saudável tem um PH ácido enquanto que um cabelo danificado tem um PH alcalino. O problema de um cabelo danificado pode ser resolvido a partir do reequilíbrio desse PH usando os cosméticos certos (ácidos). 


Qual o PH ideal?


O ideal é que o PH do seu shampoo gire em torno de 5, ou seja, que ele seja ácido, assim como seu couro cabeludo, mas capaz de abrir as escamas e promover a limpeza. Por sua vez, a máscara e o condicionador, devem ter o PH mais baixo (cerca de 4). Só tendo o PH mais baixo que o shampoo que ele será capaz de fechar as escamas. 


Lembre-se sempre disso: alto - abre, baixo - fecha.


Este é o motivo pelo qual devemos sempre usar shampoo + condicionador de uma mesma linha. Só assim teremos a certeza de que o  condicionador tem realmente o PH mais baixo em relação ao shampoo usado.


Seguindo esse procedimento, os fios ganham uma aparência saudável, com brilho e maciez e com o tempo acaba neutralizando os efeitos das químicas e desgastes ambientais.


No próximo post falaremos dos shampoos para bebês. De acordo com o que falamos aqui, comece a pensar se ele é realmente bom para seu cabelo!


Espero que tenham gostado


Beijos


Fátima Moral






Fonte e pesquisa:
www.elinda.com.br

11 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.