Shampoo Infantil tem PH bom?



No post anterior falamos sobre o que é o PH e qual a importância dele para se ter cabelos bonitos e saudáveis (aqui). Somente para relembrar, o PH alto é alcalino e abre as cutículas dos cabelos e o PH baixo é ácido e fecha as cutículas. 




Ao contrário do que muitas pessoas pensam, produto ácido nem sempre é produto perigoso, já que sua função é a de fechar as escamas dos cabelos, ao contrário do alcalino que abre a fibra capilar. Quanto mais alcalino o produto for, mais as fibras se abrem. As químicas para transformação dos fios são alcalinas pois é preciso abrir as escamas para que o ativo penetre nos fios. Depois de abertas as escamas, precisamos fechá-las, e é aí que entra o produto ácido que só será prejudicial aos cabelos se for muito baixo (algo em torno de 2.5).




E o shampoo de bebê? Tem PH bom?






Os shampoos infantis foram criteriosamente desenvolvido para o público infantil, não para adultos. O shampoo infantil é neutro em relação ao PH do couro cabeludo da criança, que é alto (algo em torno de 7.5), ao contrário do couro cabeludo do adulto (em torno de 5). O PH do shampoo infantil é alto (alcalino) e por essa razão abre demais as escamas do cabelo do adulto. Usar um produto assim diariamente faz seus cabelos ficarem mais  secos, ásperos, quebradiços e sem brilho. 




Por que os shampoos de bebês não irritam os olhinhos?


Lá vem o PH de novo. O PH da lágrima é 7.2 e a única maneira de fazer um produto que não irrite os olhos é usar o mesmo PH. Logo, esses shampoos que possuem a mágica fórmula "chega de lágrimas", tem um PH igual ao da lágrima. Tudo o que for maior ou menor, irritará os olhos. 




E os shampoos anti resíduos?


Os shampoos anti resíduos tem o PH alto (algo em torno de 7.3 a 8.5), ou seja, é alcalino assim como os shampoos infantis. 




Beijinhos e ótima semana


Fátima Moral

1 comentários:

  1. Vanessa Souza disse...:

    Uma amiga minha que é cabeleireira me falou a mesma coisa ( depois que eu já tinha usado um tempo...) , mas agora que já sei , está cortado da minha lista!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Logo ele será publicado.